08/11 ÀS 13:30

Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre

DOCUMENTÁRIO, 107', 2023, COR, (RS)

Este documentário aborda quarenta anos, e três gerações, de um certo cinema gaúcho. Portanto, é um filme sobre cinema. Mas não só. É também um filme sobre o Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre. Por isso, não deixa de ser, também, um filme sobre a América Latina e sobre a fronteira que une e separa a América de colonização espanhola do Brasil. Em nenhum outro lugar do país é possível vencer a fronteira em apenas um passo e isso diz muito sobre os gaúchos e sobre o cinema realizado nessas paragens. De um lado a Argentina e o Uruguai, do outro, o Brasil e, no meio, esse Estado esquizofrênico que, há séculos, busca compreender a si mesmo. Nessas andanças, o cinema gaúcho é quase como um espelho que reflete os inúmeros conflitos deste Brasil quase hermano.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Boca Migotto

Produção Executiva: Boca Migotto, Juan Quintáns, Alexandre Derlam

Direção de Produção: Boca Migotto

Som Direto e Desenho de Som: Juan Quintáns

Direção de Fotografia: Pedro Clezar

Montagem: Eduardo Púa

Direção Musical e Produção Musical de Copyright: Paola Oliveira

Pós-produção e Colorimetria: Juliano Moreira

Artistas, técnicos, professores, críticos e pesquisadores: Gustavo Spolidoro, Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil, Fatimarlei Lunardelli, Flávia Seligman, Luciana Tomasi, Werner Schünemann, Marta Biavaschi, Zé Adão Barbosa, Marcus Mello, Beto Rodrigues, Arthur de Faria, Zeca Brito, Leonardo Machado (in memoriam), Leonardo Bomfim, Alice Urbim, Alice Trusz, Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Nora Goulart, José Pedro Goulart, Fabiano de Souza, Roger Lerina, Milton do Prado, Cristiano Trein, Carlos Ferreira, Eduardo Wannmacher, Hique Montanari, Pedro Guindani, Gilberto Perin, Nelson Diniz, Rogério Brasil Ferrari, Enéas de Souza, Cacá Nazario, Gilson Vargas, Marcos Contreras, Daniel Feix, Vicente Moreno, Cristiane Oliveira, Davi Pretto, Filipe Matzembacher, Marcio Reolon, Bruno Polidoro, Liliana Sulzbach, Ivonete Pinto.

Arquivo: Nelson Nadotti, Cristiano Zanella, Olívio Dutra.

Trailer

Direção

Boca Migotto

É cineasta, pesquisador, fotógrafo e escritor. Publicitário formado pela Unisinos, estudou cinema na Saint Martins CollegeofArtsand Design, em Londres/Reino Unido. Na Unisinos também realizou uma Especialização em Cinema e um Mestrado em Comunicação. Na mesma instituição foi professor de Documentário, no Curso de Realização Audiovisual, onde permaneceu por 10 anos, atuando também como professor dos cursos de Jornalismo, Comunicação Digital e Publicidade. É Doutor em Comunicação, pela FABICO/UFRGS, com extensão na Sorbonne Nouvelle/Paris 3. Como Realizador, dirigiu, roteirizou e produziu mais de vinte curtas-metragens de ficção e documentários. Sua experiência no formato longa-metragem passa por quatro filmes documentais: O sal e o açúcar (2013), Filme sobre um Bom Fim (2013), Pra fica na história (2015) e Já vimos esse filme (2018). Como escritor, lançou, em 2020, a ficção Na antessala do fim do mundo e, em 2022, o livro Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como esse cinema percebeu a capital, adaptado da sua tese de doutorado.

Fotos